Uma noite de comunicação, cultura e aprendizagem

28-03-2012 06:11

Texto: Maria Beatriz de Castro (1º periodo)
Vídeo: Matheus Baldi (7º período)

 
Foi realizada nesta terça-feira, dia 27, a 1ª Aula Inaugural  do Instituto de  Comunicação e Design do Centro Universitario de Belo Horizonte. O auditório Ney Soares recebeu alunos e professores para uma noite de interação entre os antigos e futuros profissionais da Comunicação.
 
Segundo Cynthia Freitas de Oliveira Enoque, coordenadora  dos Cursos de Design e Produção Multimídia, o objetivo do evento é a integração dos cursos do Instituto, reafirmando a natureza da Comunicação. "Trabalharemos a questão da convergência de mídias e linguagem multimídia, tratando da área da comunicação como um todo", afirmou.  
 
Durante o evento, dez alunos e ex-alunos de Design do Instituto, além  de convidados, grafitaram a parede do 1º andar do CPM, desafiados a representar artiscamente o tema "Comunicação Contemporânea". O processo de criação foi transmitido por um telão no auditório durante a aula.
 
Após breve introdução do Reitor Rivadávia Drummond, o Teatro Ney Soares recebeu o diretor  do jornal Estado de Minas, Geraldo Teixeira da Costa Neto, mais conhecido como 'Zeca',  que falou sobre os projetos dos Diários Associados. Zeca também abordou questões importantes sobre as novas tecnologias e a atuação dos novos profissionais da área. 
 
Para ele, o jornal impresso está longe de se extinguir, devido à ascensão da Classe C, que está se informando mais. Já o jornalismo de televisão virou um show: "Ficamos vítimas e reféns do ibope", lamentou. 
 
Sobre as convergências de mídias, Zeca pontuou impedimentos para a empreitada - a  CLT não acompanha o progresso, além de poucos grupos poderem fazer a convergência com totalidade. 
 
O perfil ideal do profissional, para Zeca, não existe. "Acredito no profissional multimídia e no profissional especializado em cada área. O novo profissional tem que buscar aprofundar seu conhecimento". 
 
Para a Professora de Metodologia de Pesquisa Cristine Gonçalves, a aula atingiu o  objetivo de ser um momento de "interação entre o aluno e a instituição, e o aluno e o mercado".
 
Foram inaugurados dois novos laboratórios de informática e anunciada a volta, em abril, da TV UniBH. Por fim, o palco foi cedido para o Professor Renato Villaça e sua banda, que fizeram uma aula-show sobre as Marchinhas de Carnaval, finalizando em grande estilo uma noite de aprendizagem de suma importância para os futuros profissionais da Comunicação.     
 
GERALDO TEIXEIRA DA COSTA NETO

 
REITOR RIVADÁVIA DRUMMOND

DIRETOR DO ICD, RODRIGO NEIVA                            

 
PROF. RENATO VILLAÇA
 

—————

Voltar