Rádio CBN lança manual de redação em BH

04-11-2011 04:17

Por Bruna Cris e Bruno Frade (Laboratório de Convergência de Mídias)

Comemorando os 20 anos da rádio que toca a notícia, a CBN realizou na última terça-feira (1º/11), o lançamento do Manual de Redação CBN. O evento aconteceu na Fnac do BH Shopping, com a presença da Diretora Executiva e organizadora do manual, Mariza Tavares, o âncora do CBN BH, Marcelo Guedes, e o gerente nacional do sistema Globo de rádio, Álvaro Dias.

Também participaram personalidades do rádio como Osvaldo Reis Pequetito e Marcos Guiotti, além de alunos de jornalismos, e apreciadores da comunicação, como a professora de economia do Uni-BH, Silvania Araújo.

De acordo com a organizadora do manual, Mariza Tavares, o rádio do século XXI tem ganhado o seu espaço com auxílio das plataformas multimídia. Mariza ainda destacou a importância da tecnologia como o grande facilitador para o trabalho dos jornalistas.

Já Marcelo Guedes, enfatizou que o manual, vai ajudar estudantes e também profissionais do jornalismo na utilização de termos informais,  métodos de  ancoragem, orientações nas apresentações ao vivo e  técnicas de improviso.

O jornalista Álvaro Dias debateu sobre a evolução das transmissões esportivas no rádio. Segundo ele, antes da utilização da internet e das redes sociais, os ouvintes apenas recebiam as informações. Com as possibilidades interativas da rede, mudou-se  a  forma de transmitir futebol. Hoje é possível acompanhar a programação por meio de celulares, Ipod, MP3 e outros meios, ampliando a relação dos apresentadores com os ouvintes.

—————

Voltar