Rádio Acadêmica

09-06-2011 10:02

Tudo começou com a Rádio FM Lagoinha, de caráter comunitário, funcionava com o apoio do Centro Universitário de Belo Horizonte e o trabalho de estagiários bolsistas das habilitações do Curso de Comunicação Social da faculdade. A FM Lagoinha foi um laboratório para que os alunos pudessem treinar o que aprenderam em salas de aula. Os estagiários faziam programas de entrevistas, musicais, esporte, entretenimento e informação que eram veiculados na Rádio Inconfidência. A FM Lagoinha teve início em dezembro de 1998. Atuando como redatores, na reportagem e, principalmente, na apresentação de programas, os alunos tiveram a oportunidade de praticar diariamente os fundamentos do Radiojornalismo e do rádio em geral. A inserção da FM Lagoinha na comunidade foi construída a partir da busca de temas comunitário.        

A FM Lagoinha tinha como objetivo principal a execução de um projeto pedagógico que se efetivava com a produção de matérias jornalísticas e programetes que eram enviados para veiculação na Rádio Inconfidência. A emissora criava a oportunidade para que os estudantes desenvolvam os diversos aspectos da linguagem radiofônica, das práticas do radiojornalismo e de envolvimento com a comunidade.

Depois da FM Lagoinha entrou no ar a Webradio Uni-BH. Sua primeira notícia foi postada no dia 7 de março de 2008. Após alguns problemas teve de ser desativada. A reativação da rádio, há quase três meses, se tornou possível através de conversas entre a professora de Rádiojornalismo Ângela de Moura e o coordenador do curso de jornalismo, Luciano Andrade Ribeiro.

 

Luciano fala um pouco sobre a importância da webrádio para os alunos do curso de jornalismo e sobre o público alvo. Ângela cita que a Web chegou em um momento importante e que houveram mudanças.

 

Desenvolvida pelos estudantes de Comunicação Social, a Webradio privilegia temáticas ligadas à cultura, educação e prestação de serviços.

A professora de rádio fala sobre o interesse dos alunos em postar na Webradio e ainda cita a parceria com a Elo FM

Programas compartilhados com a rádio voluntária: Cinema e Som, Consumo Consciente, Delta Blues e Mundo dos Sabores.

Programas exclusivos: Cantando a História, Geografando, Intervenções Pedagógica e Jornalismo em Ação.

—————

Voltar