Qual o melhor site para publicar portifólio?

03-11-2010 00:00

 

Por Tiago Pimentel

Hoje em dia é muito fácil publicar seus trabalhos na internet. Vários sites trazem excelentes ferramentas para você criar seu portfolio, mesmo se você não tiver nenhum conhecimento em HTML ou programação para web. O melhor de tudo é que a grande maioria destes serviços é FREE. Segue uma pequena lista de sites que acho que valem a pena na hora de divulgar seu trabalho.

  Creio que poucas pessoas ainda não conhecem o Flickr, que na minha modesta opinião, é o melhor site para compartilhar fotos na web. De fato, compartilhar fotos é o verdadeira utilidade do Flickr, mas cada vez mais fotógrafos, designers e ilustradores utilizam seus recursos para divulgar seu trabalho. Nele você cria álbuns para cada tipo de foto ou trabalho, separa seus jobs por TAGs, cria grupos de discussão e adiciona usuários, o que facilita a divulgação do seus trabalhos.

 O ZUINN é um site totalmente nacional e muito simples de utilizar. Você precisa ter uma conta no Flickr e o ZUINN puxa seus trabalhos diretamente dele. A vantagem do ZUINN é que você dará uma cara mais de portfolio ao seu site. É uma alternativa a simplesmente publicar as fotos no Flickr. Você também pode vincular sua conta no Twitter e o ZUINN cria uma área de notícias no seu portfolio, com todos os seus tweets.

 O Carbonmade talvez seja o site que se dispõe a divulgar o portfolio de criativos que mais cresce hoje em dia. Talvez por ter sido uma das primeiras iniciativas na área, talvez por ser um dos que possuí mais recursos, e o resultado final da sua página é fantástico. Também não é necessário saber uma linha de código, bastando enviar imagens, vídeos, etc. Segundo a página do Carbonmade, 125.500 portfolios já foram cadastrados. Segundo esta matéria hiper super do blog Carreira Solo, sobre como montar seu portfolio online, muitas agências hoje em dia buscam seus profissionais direto através de sites como este.

 O DesignUp também é um site totalmente brasuca de divulgação de portfolios. O legal do DesignUp é que ele funciona também como uma rede social (Orkuts e Facebooks da vida) e você pode ampliar consideravelmente seu networking através dele.

 O Behance Network é onde você vai encontrar a nata da criação mundial. Isso mesmo, quase todos os grandes ilustradores, diretores de arte, fotógrafos, etc, tem um perfil no Behance. O motivo é simples. Além da elegância e facilidade de publicação de trabalhos, você possui seu inner circle, que é uma série de pessoas conectadas a você que vêem, comentam e divulgam seu trabalho para outros usuários.

 O site Freela.com.br é uma boa opção para divulgar seu trabalho e conseguir novos clientes. Com certeza de todos os lugares que estou cadastrado na web, o Freela é o que fez meu celular tocar mais vezes. 

Fonte: https://www.designinabox.nu

—————

Voltar