Professor do Jornalismo UniBH participa de debate sobre Redes Sociais e Mediação

14-04-2013 17:36

 

Redes sociais remodelam a educação


As redes sociais mediam a resolução de conflitos. As redes sociais causam conflitos. Para lá ou para cá, o universo de conversação estabelecido pelas redes de interação digital tem remodelado a educação e tudo o que se relaciona a ela. “Mediação, educação e redes sociais” foi o grande tema do 11º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC-BH), realizado na última sexta-feira (12), com a participação de especialistas das áreas de educação, comunicação e política.

A coordenadora do ETC-BH, Júlia Ramalho Pinto, apontou para o fato de que “nas redes sociais, outra dinâmica se constrói a partir das conversações; nada está posto”. E essas novas construções forçam um reposicionamento de diversas esferas da sociedade. Até porque, as redes sociais são mais que novas ferramentas. Elas se configuram em uma reorganização do espaço público, onde todos podem registrar suas opiniões e argumentos. O professor do curso de Jornalismo do UniBH, também chefe da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação, Marcílio Lana, observou que as redes podem “democratizar as decisões públicas e nos forçar a ser mais liberais, mais abertos”.

 Também presente no debate, a secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, compartilhou sua experiência após sua entrada no Twitter, hoje com 53 mil seguidores. “A entrada na rede possibilitou conhecer as demandas da secretaria de forma muito mais rápida, tanto dos professores, quanto dos alunos. E isso exige também mais agilidade para dar respostas e soluções”. Na sala de aula também houve mudança. Alunos e professores, por exemplo, passaram a participar mais da vida uns dos outros. “O aluno vê no Facebook que estou gripada e no outro dia pergunta se melhorei. E isso demonstra que há uma mudança na forma de se relacionar”, conta a professora Ana Elisa Ribeiro.

Por Jonathan Goudinho

7º período de Jornalismo
Laboratório de Convergência de Mídias

 

 

—————

Voltar