Produção convergente

29-08-2011 10:09

A moda agora é falar em convergência de mídias, integração entre as plataformas e tal. Contudo, quem sabe produzir assim? É uma dádiva conseguir permear entre produção audiovisual e escrita. As formas de narrativa não se complementam, pelo contrário, elas competem entre si.

Escrever uma matéria e, em seguida, incorporar um áudio ou vídeo é muito simples. Por outro lado, esse foi um trabalho verdadeiramente convergente? Os conteúdos por muitas vezes são os mesmos e o visitante apenas acessa o que lhe convém. Aumentaram os acessos? Claro.

Os backpack journalists estão em ascensão, mas meu sonho é ver uma rede de produção e distribuição de informações independente dos mass media. Acredito que deve haver uma relação de complementação entre as plataformas na criação do sentido da reportagem. Os infográficos, fotos e vídeos devem corroborar com a produção de conteúdo e não se tornarem outra possibilidade de o visitante tomar conhecimento da notícia.

Não critico aqui as formas digitas de captação. Essas sim evoluíram, e muito. Todavia, criar essa interação entre os canais é um trabalho árduo que poucos conseguem fazer. O motivo talvez seja a falta de prática. Professores universitários aprendem e inserem novas técnicas lentamente, além do fato de muitos deles verem a produção 2.0 como nada além de jornalismo marrom.

Entendo que está havendo uma lenta migração das diferentes plataformas para a internet. Estamos evoluindo, experimentando novas possibilidades. Leia o artigo da Coordenadora do Laboratório, Lorena Tárcia, abordando algumas das experiências que fizemos.

—————

Voltar