Planejando a Comunicação da Sustentabilidade: desafios e tendências

28-04-2011 15:45

 

A sustentabilidade está na agenda das corporações. E neste século 21, com o aquecimento global, o crescente esgotamento dos recursos naturais e a emergência de uma nova economia de baixo carbono, é um dos temas mais relevantes na gestão de qualquer empresa líder, impactando diretamente os negócios (produção, produtos, estratégias e relacionamento com consumidores), mas também a imagem, reputação e marca.

Cresce em todo mundo uma onda de esverdeamento dos negócios baseada em duas fontes de pressão. A primeira é a constatação de que os limites do planeta vão redesenhar empresas e mercados, estabelecendo novos parâmetros de atuação, que revisam o trinômio “extrair-produir-descartar”, característico da Era Industrial. E a segunda diz respeito ao aumento do nível de exigência de consumidores, sociedade e governo. Empresas terão que aprender um novo modo de produzir. Consumidores terão de aprender um novo modo de consumir. Governos terão de estimular empresas e consumidores a adotarem modelos mais sustentáveis.

A comunicação exercerá papel fundamental nesse processo. Não só no esforço de informar consumidores, funcionários, fornecedores, comunidade e toda a sociedade. Mas também no de identificar corretamente os públicos de interesse, estabelecer canais eficazes de relacionamento, mobilizar, envolver, educar e induzir às mudanças inerentes à transição para uma economia sustentável.

Fonte:

www.aberje.com.br

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