Papai Noel dos Sonhos

08-12-2010 11:13

Por Tomaz Amâncio

Escuta. Vou te contar uma história, um pouco triste, de um velhinho que morava em uma casa que mais parecia um porão. Seu semblante parecia o de um ancião calejado pelo tempo, nunca saiu das terras brasilis, porém é um andarilho do universo. Tu sabe que ele conhece todos os lugares do mundo só de se imaginar habitando-os. Alem-mar, conhece tudo que é continente, dos mais longínquos e congelados, até os mais desérticos e escaldantes. Seu trenó é melhor que o teu, é puxado por unicórnios brilhantes com rédeas de diamantes imaginários.

Sobre o céu cinza da cidade encardida, voa levando sonhos de crianças, a meninos, homens e mulheres de mentes cintiladas. Sabes, o velho que lhe conto não veste vermelho nem branco, apesar dos olhos verdes veste farrapos e sua barba é da cor do asfalto. Tu pensas que em seu saco de presentes leva brinquedos? Não... apenas sonhos e gratidão, esse sentimento de poder viver esperançoso e poder levar sonhos realizáveis para os que vivem sonhando.

Imagina os preparativos para sua chegada! Diferente de ti, que precisas de adornos dourados, cartinhas, guirlandas multicoloridas e um banquente suntuoso, o amigo Noel que te narro não avisa que vem e se satisfaz em becos, ruelas e barracões de madeira, acolhido por sorrisos mágicos e olhares encantados. Não compete com teus brinquedos eletrônicos ou árvores iluminadas com bolas de cristal. O velhinho Segismundo e humilde colhe bons frutos de figueira para alimentar diversos sonhos de crianças maltrapilhas. A fábrica de chocolate, o mundo de doces ou o céu de nuvens de algodão doce. Acreditas na sua tamanha bonança transformadora de cães vira-latas em bonitos e fiéis cachorros de guarda, melhores que os melhores pedigrees, pois esses voltam para a casa sem mesmo se perderem. Farejam o chulé de seus grandes donos e lambem com ternura a cara de seus pequeninos donos.

Transforma favelas, balancitas e mocambos nas mais veneráveis esculturas da modernidade. Nem imaginavas que seu lugar de trabalho era no pólo norte, muito menos nalgum país de lá. Digo-te que trabalha nos locais mais precários e classificados como piores lugares do mundo para se viver; Recifes, Natal, Amazonas e nordeste, periferias de cidades grandes, sertões... lugares perigosos e assombrados. Percebes como tudo é criação dos homens? A alegria, a tristeza, a dor, a saudade, os presentes... entenda meu bom velhino barba-branca e companheiro das renas, o irmão Noel dos sonhos não é fantasia, tampouco realidade e ele não faz propaganda de qualquer líquido negro do capitalismo. Apenas desperta em mentes e trabalha dentro da fábrica de sonhos de cada um.

Dedicado a todos os papais noéis solidários de plantão.

—————

Voltar