O UniBH em peso na Expocom 2012

13-06-2012 22:30

A Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação promove anualmente o principal evento acadêmico da área no país. A Expocom, Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que acontece dentro da Intercom, premia os melhores trabalhos produzidos por alunos de Comunicação, pré-selecionados pela universidade de origem.

O UniBH indicou vários alunos e teve por resultado a aprovação de treze projetos na etapa regional, a Intercom Sudeste. Um dos projetos aprovados foi o de Phellippe Samarone, da Publicidade, que analisou seus trabalhos e encaixou um deles na categoria de anúncio impresso. "O professor de Direção de Arte nos passou um trabalho onde devíamos criar uma peça publicitária embasada na teoria da Gestalt. Usei essa peça, pois ela trata de uma teoria muito utilizada na comunicação", afirmou o autor da peça "Champagne Veuve Clicquot". 

Já Ana Paula Dias, uma das autoras do projeto "Minas de Lixo", fez seu projeto em grupo, a partir do tema de seu último TIG. "O TIG do primeiro semestre do ano passado era sobre sustentabilidade, e o Uni ia premiar os melhores trabalhos na área. Meu grupo se reuniu e decidimos falar sobre lixo, que é um dos problemas mais graves hoje em dia quando se fala de sustentabilidade", conta . A aluna de Jornalismo tem ótimas expectativas em relação à apresentação na Expocom. " Ser premiada ainda na faculdade é algo que enriquece o currículo de qualquer pessoa! Além disso, já estamos todos do grupo muito felizes porque o trabalho foi aprovado", diz. 

Boas expectativas também tem o candidato de Relações Públicas, Adriano Utsch Egg:  "Temos grandes expectativas com a apresentação e com a divulgação do projeto, pois ele representou uma grande conquista para minha agência experimental, à época, e também um divisor de águas na vida e na carreira do nosso cliente", afirma um dos autores do "Projeto de Extensão House Organ Cidadão". Hoje, já formado, Adriano considera o evento um grande incentivo aos alunos. "É uma grande motivação aos estudantes de comunicação quanto à vida acadêmica e à carreira", afirma. 

Incentivado por sempre estar buscando novos desafios, Luis Jaime Lourenço, autor do projeto "Campanha para Actimel: Músicas", conseguiu a aprovação de três projetos seus na Expocom deste ano: "Tento imaginar: 'O que um profissional faria?'. Escolhi esses trabalhos pois acho que têm uma cara 'de mercado', ou passam uma ideia diferenciada, sem perder a simplicidade", conta.

Desafio também foi o que marcou o projeto dos integrantes do grupo de Lucas Fernandes Alvarenga, alunos de jornalismo à epoca, que desenvolveram uma webrevista. "Trabalhar com webrevista era um desafio.  Estamos em pleno século XXI e ainda assistimos à transposição do impresso para a World Wide Web: o jornalismo online", conta. A webrevista "O Trem" é focada em histórias sobre Minas Gerais e os mineiros, desenvolvida na disciplina de Jornalismo Online. A apresentação na Expocom poderá levar a discussão sobre jornalismo digital a outro nível. "O entrelace entre revista, web e literatura é possível. Nossa expectativa é que O Trem revele isso no Expocom", afirma Lucas.

Além de reconhecimento para os alunos e troca de informações entre profissionais, a Expocom levantará discussões relevantes sobre a Comunicação Social nos dias de hoje, na área da Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas entre outras.

A Intercom Sudeste de 2012 ocorrerá de 28 a 30 de junho, em Ouro Preto, sediada pela UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Para mais informações sobre programação, organização e Expocom, acesse: https://www.jornalismo.ufop.br/17intercomse/

Rodrigo Neiva fala da importância da Intercom e da participação de alunos do UniBH na Expocom 2012:

Rodrigo conta qual aprendizado retirou da experiência de ser vencedor da Expocom quando era aluno do Uni:

Por Maria Beatriz de Castro

Laboratório de Convergência de Mídias

—————

Voltar