Música é tema de destaque na SBPC Jovem

13-07-2011 11:54

Gabriela Rosa

Um dos eventos que compõem a programação da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é a SBPC Jovem, que através da exposição de trabalhos de estudantes do Ensino Médio pretende incentivar a entrada desses jovens no universo científico.

Os jovens selecionados apresentam os seus trabalhos em palestras, pôsteres e exposições para toda a comunidade científica. Outro atrativo da SBPC Jovem são as oficinas que trazem os temas mais variados na tentativa de mostrar aos estudantes diferentes possibilidades do fazer científico. Essas oficinas são ministradas por estudantes da graduação ou profissionais já graduados.

Nessas oficinas a música é um tema de destaque. Na tarde de terça-feira, houve a única apresentação da oficina A Música (Des)revela: a invenção de uma região. O objetivo da oficina foi mostrar como a música pode esconder aspectos do sociologicos de uma população. Para isso foram usadas três músicas: Rojão Brasilia, de Jackson do Pandeiro, Serrado, de Djavan e Lamento Sertanejo, de Gilberto Gil. 

Para entender melhor essa história ouça o podcast 

 

A MÚSICA (DES)REVELA by gabrielarpp

 

 Além dessa, ontem à tarde, aconteceu a oficina Asa Branca: um vôo do Sertão ao Cerrado. A partir da letra da música de Gonzaguinha a oficina discute os traços da cultura nordestina e expõe a relação entre o nordeste e o cerrado.

As oficinas da SBPC Jovem acontecem até sexta-feira, das duas às cinco horas da tarde. Os interessados devem se inscrever no horário da oficina. 

—————

Voltar