Justiça social e econômica é tema de debate no IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

26-05-2011 19:28

Por Letícia Silva - Laboratório de Convergência de Mídias

Justiça social e econômica foi o tema da segunda mesa de debates do IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que aconteceu nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27). 

Com a presença de Aldemir Bendine (presidente do Banco do Brasil), Luciano Coutinho (BNDES) e o professor Muhammad Yunus (criador do Grameen Bank) de Bangladesh. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que estava previsto para participar do evento, não pode comparecer. 

O debate sobre microcrédito teve a participação de todos os componentes da mesa, com especial atenção ao professor Yunus, que apresentou seu inovador programa de microcrédito voltado para população de baixa renda em seu país. 

O Banco do Brasil deverá ser o mais novo parceiro do Grameen Bank pois, segundo Bendine, o banco vai assinar um protocolo de intenções com Yunus para trazer o modelo de microcrédito, que atua em um sistema contrário ao convencional, para o Brasil. Segundo Yunus, que foi agraciado com o Nobel da Paz em 2006, a proposta do Grameen Brank e suas demais empresas não é se preocupar com o passado de seus clientes, se eles têm restrições de crédito ou se não tem emprego, por exemplo, a proposta é exatamente contrária: incentivá-los a abrir seus próprios negócios e mudarem o futuro de suas famílias. O Grameen Bank tem hoje 8,3 milhões de clientes, 2.565 filiais e mais de 22 mil empregados. 

Amanhã, haverá duas mesas (uma na parte da manhã e outra a tarde) com os temas "Integridade Ecológica" e "Respeitar e cuidar da comunidade da vida". Os interessados em participar do evento devem comparecer na Serraria Souza Pinto. Os debates acontecem das 9h às 13h e das 14h30 às 18h00. 

Mais informações, acesse aqui

 

—————

Voltar