Jornalistas e futuros jornalistas: mobilizem-se!

25-06-2012 16:55

O diploma de jornalista tornou-se facultativo no dia 17 de junho de 2009, por decisão de nove ministros do STF. Desde então, a FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas, luta para que a obrigatoriedade do curso de Jornalismo volte a ser exigida para que se possa exercer a profissão. Passando por vários processos e trâmites, finalmente a PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), está pronta para a votação.

Liderados pela FENAJ, é a hora da mobilização para a aprovação da lei que assegurará credibilidade ao curso que forma profissionais completos na área de Jornalismo. Os Sindicatos de Jornalistas preparam-se para reivindicar, nas próximas sessões do Senado, a aprovação da proposta antes do recesso parlamentar de julho.

No movimento "Aprove Já", todos devem participar. Sob orientação do GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma, cada Sindicato fará contato junto aos senadores de seus estados para solicitar a votação antes do recesso. Também participam na campanha o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo(SBPJor), que estimulam Cursos de Jornalismo a se engajarem no processo que já leva mais de dois anos.

Todos devem participar deste projeto. A divulgação da campanha é importante e pode ser feita de várias maneiras: cursos de jornalismo manifestando-se nas rádios e TVs universitárias, mensagens por e-mail, destaques em páginas eletrônicas das entidades participantes, divulgação via facebook, twitter, blogs, entre outras redes sociais. Professores, jornalistas, estudantes e apoiadores da campanha: todos devem participar e incentivar a categoria, sempre expondo o selo da campanha "PEC do diploma Aprove já".

Quanto mais pessoas disseminarem a ideia, mais pressão será feita e mais rápido virão os resultados. O diploma obrigatório restitui a ideia de que o jornalista não só divulga informação, mas também forma opiniões e deve ser especializado para exercer uma profissão em contato tão direto e influente com a sociedade. 

Outra forma de se manifestar é assinar o abaixo-assinado virtual à favor da aprovação da PEC 33/09: https://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N8603  Segundo números da FENAJ, até o final da semana passada a petição online recebeu mais de 12 mil assinaturas.



Por Maria Beatriz de Castro

Laboratório de Convergência de Mídias

—————

Voltar