Jornalista que está à frente do Wikileaks participará de congresso em SP

12-05-2011 18:32

 

Com a prisão domiciliar de Julian Assange, fundador do Wikileaks, a direção do órgão responsável pelo vazamento de milhares de documentos secretos ficou sob o comando de Kristinn Hrafnsson, jornalista islandês que virá ao Brasil para participar do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), será realizado de 30 de junho a 2 de julho, em São Paulo.

Hrafnsson é o convidado especial do congresso para o painel “Wikileaks – impactos dos vazamentos para o jornalismo investigativo”, espaço em que ele também irá comentar a história da organização. Esta palestra terá a presença do jornalista Fernando Rodrigues, presidente da Abraji e responsável pela publicação de conteúdo voltado aos telegramas do Wikileaks na Folha de S. Paulo.

Outro painel que terá a participação de Hranfnsson será sobre “Acesso a Informações Públicas: exemplos que vêm de fora”, oportunidade para o colega de Julian Assange abordar o funcionamento da lei de acesso na Islândia.

A respeito do evento, a colaboradora do Wikileaks no Brasil, Natalia Viana, comenta sua expectativa. “Será o primeiro grande fórum de jornalismo no Brasil depois do maior vazamento da história, e com certeza o debate sobre o trabalho do WikiLeaks será muito frutífero”, declara a jornalista.

Inscrições e mais informações sobre o 6° Congresso de Jornalismo Investigativo promovido pela Abraji no site do evento.

 

Fonte: www.comunique-se.com.br

—————

Voltar