Jornalismo ouve antropólogo Roberto da Matta

25-05-2011 17:26

Por Rhamyne Mendes e Mariene Natali (Alunas do 2º período de Jornalismo)

O lançamento do livro “Fé em Deus e Pé na Tábua” foi o motivo para os alunos do 2º módulo do curso de Jornalismo do UniBH transferirem a aula de Antropologia Cultural, ministrada pela profa. Cristina Leite, de lugar. É que o autor da obra é um dos mais renomados antropólogos e socilógos brasileiros, Roberto da Matta.

O autor relatou, durante uma palestra, no auditório da Cemig, na última terça, 24, sobre experiências já vividas. Dentre os vários assuntos abordados, Roberto contou sobre os aprendizados adquiridos na época em que viveu fora do Brasil.

“Fé em Deus e Pé na Tábua” tem como propósito relatar o comportamento enlouquecido dos cidadãos em diversas situações no dia a dia a partir do trânsito brasileiro.

O cenário da pesquisa do cotidiano vivido no tráfego rodoviário brasileiro foi, sobretudo, a capital capixaba, Vitória, no Espírito Santo. Roberto fez comparação do comportamento do motorista brasileiro ao norte-americano.

Sempre com humor, o autor arrancou boas risadas da platéia ao ironizar algumas situações. Para ele, "no trânsito, os carros são alemães, os sinais são americanos, o asfalto é sueco, mas os motoristas... são brasileiros.”

—————

Voltar