Jornalismo científico estará em debate no Espaço TIM UFMG do Conhecimento

10-05-2011 13:06

 

No dia 17 de maio, terça-feira, às 14 horas, profissionais de imprensa, professores e estudantes de jornalismo estão convidados para o debate sobre Jornalismo Científico no Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Pesquisa sobre percepção pública da ciência feita pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no ano passado revelou que médicos e jornalistas são os profissionais em quem a população mais confia para obter informações sobre saúde e ciência em geral.   

Para discutir o assunto, foram convidados dois especialistas em Jornalismo Científico: Luísa Massarani, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Museu da Vida (Fundação Osvaldo Cruz) e Yurij Castelfranchi, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Yurij foi professor de jornalismo científico na Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (Trieste, Itália) e no Núcleo de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR) da UNICAMP. Assim como Luisa Massarani, possui vários livros publicados sobre Jornalismo Científico.   


A professora Luisa Massarani abordará o desafio do jornalista que em seu trabalho diário precisa diluir os temas da ciência ‘dura’ em termos acessíveis ao público em geral: Manual de Sobrevivência do Jornalista Científico é o tema de sua palestra. O professor Yurij Castelfranchi fala sobre Histórias de um jornalista híbrido: fascinar, informar, questionar na comunicação da ciência e da tecnologia. 

Pesquisa -  Segundo as pesquisas de percepção pública do MCT, os brasileiros vêm acentuando a curiosidade pelo tema de Ciência e Tecnologia nos últimos anos. Em 2010, 65% das pessoas ouvidas demonstraram interesse no assunto em geral; em 2006, esse percentual era de 41%, em 1987, os interessados no tema somavam apenas 20%. O crescimento econômico do país seria um dos motivos para a população estar mais atenta aos assuntos relativos à C&T, assim como meio ambiente e saúde. 

9ª Semana Nacional de Museus

O debate sobre Jornalismo Científico a ser realizado no dia 17 de maio, terça-feira, faz parte do ciclo de eventos do Espaço TIM UFMG do Conhecimento para a 9ª Semana Nacional de Museus.  No dia 20, sexta-feira, às 19 horas, no Café com Conhecimento, o filósofo Ricardo Fenati profere a palestra Quando temos razão?

No sábado, 21, a noite na Praça da Liberdade será dedicada aos astros. A partir das 19 horas, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento promove sessões comentadas por astrofísicos no Planetário. Simultaneamente, haverá projeção digital do concerto Os Planetas, de Gustav Holst, na fachada externa do Espaço do Conhecimento. A execução é da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e 500 lugares serão disponibilizados para o público.


Entre 19 horas e 22 horas, os visitantes poderão fazer observação do céu em vários telescópios distribuídos na Praça da Liberdade. A coordenação da sessão de observação é do professor Renato Las Casas. 

Serviço:

Jornalismo Científico em Debate – com Luisa Massarani (Museu da Vida – Fundação Osvaldo Cruz – UFRJ) e Yurij Castelfranchi (UFMG) – Mediadora Tacyana Arce (Cedecom-UFMG)

Data: 17 de maio, terça-feira

Horário: 14 horas

 

Informações: Assessoria de Imprensa Espaço TIM UFMG do Conhecimento – 3409.8366/50/99443541

—————

Voltar