Jornalismo científico é tema de palestra da vencedora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica

12-07-2011 13:39

Gabriela Rosa

Na avaliação da jornalista laureada, juventude interessada em ciência serve de impulso para a expansão da prática do jornalismo cientifico no país.  

A vencedora do 31° Prêmio José Reis de Divulgação Científica, Ana Lúcia Vieira Azevedo, fez ontem a tradicional palestra do laureado, que acontece sempre no primeiro dia de conferências e mesas redondas da SBPC. A jornalista falou de sua experiência como editora de Ciência, Meio Ambiente, História e Saúde do Caderno o Globo.

De acordo com Ana Lúcia é o interesse do jovem, principalmente nos temas de ciência, tecnologia e assuntos ligados à biologia, que fez o espaço do jornalismo cientifico aumentar nos jornais, revistas e internet além do crescimento no número de matérias com temática cientifica. “Nós temos pesquisas que apontam que entre os jovens a ciência é o segundo assunto de maior interesse nos jornais, perdendo apenas para os esportes, o que no Brasil não é tão ruim assim”, afirma.

 

Mas, para o jornalista aumentar o espaço das matérias de ciência e tecnologia, não se deve restringir a necessidade de atender ao público jovem. Essa é uma forma de tornar comum a produção científica que modifica a vida das pessoas, seja essa produção relacionada a assuntos de mais fácil compreensão ou até mesmo os mais complexos.

Em sua palestra Ana Lucia tratou ainda do uso da fotografia e do infográfico no jornalismo cientifico. Para ela, a utilização desses recursos facilita a compreensão das matérias, alem de chamar a atenção e despertar o interesse em relação aos cadernos de ciência e tecnologia.

Jornalismo Científico no Jornal O Globo

No Jornal O Globo, esse interesse para a ciência se refletiu na criação da Revista Planeta Terra de Meio Ambiente, que mensalmente é entregue aos assinantes do jornal e traz matérias especiais focando o meio ambiente e a sustentabilidade, nos mesmos moldes da revista Nathional Geografic. O Globo foi também o primeiro a fazer uma página diária especial de história ou arqueologia, em 2007.  Ana Lucia destaca que uma das grandes dificuldades do Jornalismo Cientifico é fazer com que o público entenda facilmente o que foi dito pelo pesquisador. E que os jornalistas iniciantes devem tomar cuidado para não escorregar nesse quesito. 

—————

Voltar