Inter-Meios | mercado publicitário br cresceu 8,5% em 2011, faturou R$ 39 bilhões

06-03-2012 09:34

O mercado publicitário brasileiro cresceu 8,5% em 2011, com faturamento total de R$ 39,03 bilhões. Desse volume, R$ 28,45 bilhões correspondem ao montante faturado pela mídia br com venda de espaço publicitário. Esses números colocam o Brasil entre os 5 maiores mercados globais de propaganda. É o que revela o projeto Inter-Meios, patrocinado pelo Grupo M&M em parceria com a PriceWaterhouseCoopers. 

A TV aberta alcança marca recorde desde o início do estudo em 1990 - ficou com 63,3% do total investido em mídia no ano passado, evoluçao de 9,2% sobre o período anterior. As TVs por assinatura fecharam também positivamente, com 17,8% a mais do que em 2010.

O mercado teria se movimentado dentro de suas próprias perspectivas - "Em 1 ano sem grandes eventos, como eleições, Copa do Mundo e Olimpíadas, no qual o aumento do Produto Interno Bruto foi de 2,7%, os números podem ser considerados bem otimistas" - avalia o projeto verificando os resultados.

O meio Internet continuou liderando os índices do estudo, com crescimento de 19,6% no faturamento - mas com participação no bolo publicitário de apenas 4,2%. O meio Revista cresceu 3,5%, Rádio 3,3%, e Jornal 3,8%. Mídia Exterior mais 12,1%. Os únicos meios com desempenhos negativos foram Cinema menos 6,4%, e Guias e Listas, menos 2,6%. 

Fonte: Blue Bus

—————

Voltar