Inscrições abertas para participação no grupo de pesquisa sobre Educomunicação

23-06-2013 22:55
Inscrição do aluno candidato à bolsa – Iniciação Científica / Tecnológica
 
Campus Antônio Carlos - Rua Diamantina, 567 - Lagoinha - Coordenação de Cursos - 6° andar - (aos cuidados de Carlos) - de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no período de 17 de junho a 28 de junho de 2013.
 
Documentos / procedimentos necessários:
· Formulário próprio (formulário - Inscrição de aluno candidato).
· Curriculum vitae.
· Entrevista a ser marcada pelo (s) professor (es) proponentes dos projetos de pesquisa em que o aluno se inscreveu. O perfil, o desempenho acadêmico e a disponibilidade de tempo do candidato deverão ser compatíveis com as atividades previstas no projeto de pesquisa.
 
Após o resultado final (08 de julho de 2013), os alunos aprovados terão 15 dias para a entrega da documentação necessária; em caso negativo, o aluno será excluído do programa e outro candidato será selecionado. 
 
Documentação necessária:
· Cópia da carteira de identidade
· Cópia do CPF
· 1 foto 3X4
· Cópia do comprovante de residência
· Cópia do histórico escolar atualizado
· Declaração do CAA de que o aluno está regularmente matriculado no Centro
Universitário de Belo Horizonte.
· Cópia legível do cartão bancário (conta corrente) – frente e verso
· Preenchimento de formulário próprio
 
Requisitos e Condições ao Aluno-bolsista de Iniciação Científica/ Tecnológica
· Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação / graduação tecnológica do Centro Universitário de Belo Horizonte, ter e manter um rendimento acadêmico igual ou superior a 80% (oitenta por cento).
· Quando da inscrição, o aluno deverá estar cursando no mínimo o segundo período e, no máximo, o penúltimo período do curso.
· Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno-bolsista deverá ter disponibilidade de 20 horas semanais, em horário diferente daquele em que está matriculado, para dedicar-se ao programa. Para pleitear a bolsa, o aluno pode desenvolver outras atividades, desde que estas não excedam a carga horária diária de 6 horas. Para pleitear a bolsa FAPEMIG, o aluno não poderá possuir vínculo empregatício de qualquer natureza, contrato de estágio ou monitoria do Centro Universitário de Belo Horizonte ou de outra entidade, ou bolsa de Iniciação Científica / Tecnológica de outra agência de fomento à pesquisa.
· Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa propostas no plano de trabalho estabelecido pelo(s) professor(es) orientador(es).
· Não ser, no período de vigência da bolsa de Iniciação Científica / Tecnológica, reprovado em qualquer disciplina que esteja cursando no Centro Universitário de Belo Horizonte,nem reduzir o percentual de rendimento abaixo do previsto (80%).
· Apresentar, no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do UNI, de realização anual, o trabalho já desenvolvido.
· Apresentar relatório, em formato que atenda aos requisitos acadêmicos, de acordo com a orientação da Coordenação de Pesquisa e Mestrado do Centro Universitário de Belo Horizonte.
· Devolver ao UNI, em valores atualizados, as mensalidades recebidas indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.
 
Valor das bolsas para alunos
Serão disponibilizadas bolsas, uma por projeto aprovado, sendo:
· bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC FAPEMIG para os projetos melhor classificados, cujo valor mensal é de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), em 12 parcelas.
bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – UNI para os demais projetos aprovados, cujo valor mensal é de R$ 200,00 (duzentos reais), em 12 parcelas.
 
Não é permitido ao aluno o acúmulo de bolsas.
 
Conheça o grupo de pesquisa Educomuni
 

O grupo foi criado com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre a inter-relação Comunicação/ Educação, no âmbito de Organizações “aprendentes”, ou seja, visando promover estudos envolvendo instituições, corporações, organizações e sujeitos de um modo geral, que tenham a formação e a transformação pelo conhecimento como constitutivas de determinadas atividades e interações sociais, e sua relação com a Comunicação no processo de aprendizagem.

Como linhas de pesquisa o grupo trabalhará com “A sala de aula interativa e interdisciplinaridade: mídias e processos de aprendizagem” e “Mídia, processos educativos e organizações aprendentes”. A primeira tem como ementa: Processos educativos interdisciplinares de formação profissional em/ na interface Comunicação/ Educação. A prática docente como mediação para o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Interfaces entre processos de aprendizagem, mídias e comunicação. Sala de aula interativa e a perspectiva dos espaços de aprendizagem.

Já a segunda observa: Espaços de aprendizagem e organizações aprendentes. Diálogos organizacionais e processos de formação. Interfaces mídia/ educação/ organizações. Narrativas transmídia e educação.

O grupo é formado pelos (as) professores (as)/pesquisadores (as) do UniBH:

• Ana Rosa Vidigal - Mídias, Educação e Participação Social;
• Antônio Augusto Braighi - Educomunicação no Serviço Público: A utilização de tecnologias pelo Estado, visando à capacitação dos recursos humanos;
• Lorena Tárcia - Mapeamento crítico de transmídia e educação (visão de mundo);
• Maurício Guilherme Silva Júnior - Mapeamento crítico de transmídia e educação;
• Nali Rosa Ferreira - Prática docente interdisciplinar, mediação e aprendizagem midiatizada;
• Virgínia Palmerston - Educomunicação nas empresas: TIC's e Transmídia visando a capacitação em recursos humanos.

Clique aqui e saiba mais!

 Ficha de inscrição 

—————

Voltar