Inscrições abertas para o Prêmio Abdias Nascimento 2012

06-07-2012 14:11

 

Abdias Nascimento, homenageado com o prêmio em seu nome

O jornalista Abdias do Nascimento, ícone do combate ao racismo no Brasil

 

 

Por Maria Beatriz de Castro

Laboratório de Convergência de Mídias

 
 

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento foi lançado em 2011 visando a prática de um jornalismo plural e diversificado como a cultura e a sociedade brasileira. Criado em homenagem ao ex-senador e jornalista Abdias do Nascimento, o prêmio reflete o ideário do ícone do combate ao racismo no Brasil, um ativista histórico dos direitos humanos. 

O Prêmio busca incentivar a prática deste novo jornalismo que influencia a vida em sociedade: “A mídia não tem o poder de entrar na mente de ninguém, mas tem influência na agenda pública. O Brasil não irá alcançar uma democracia madura sem discutir a questão racial. Além disso, a desigualdade impacta negativamente no desenvolvimento econômico do país. O jornalismo pode contribuir com reportagens bem apuradas e com dados estatísticos para esclarecer a população”, afirma Angélica Basthi, a coordenadora do prêmio

Na edição de 2012, serão oferecidos R$35 mil por sete categorias: mídia impressa, rádio, televisão, fotografia, mídia alternativa ou comunitária, internet e especial de gênero. Os jornalistas inseridos nestas categorias devem ter produzido material que proporcionaram visibilidade aos obstáculos enfrentados pela população negra brasileira. 

Como uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), o prêmio é vinculado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e recebe apoio da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas.

 

 

Mais informações no site www.premioabdiasnascimento.org.br/

—————

Voltar