Google+ - Percepções após uma semana do lançamento

04-07-2011 17:41

Por Letícia Silva

O Google lançou na última terça-feira (28) o seu novo projeto no que se refere à redes sociais: o Google Plus (Google +).  Após os murmurinhos iniciais, uma semana após o lançamento, o que podemos perceber desta nova empreitada do grupo?

Só para convidados – Inicialmente a rede social está bem restrita, pois só quem é convidado pode ingressar. Alguns internautas e mídias especializadas foram escolhidos para estrear o serviço.

Em um primeiro momento, o Google teria divulgado que, caso a hashtag #GooglePlusInvitation chegasse aos Trending Topics mundiais, a empresa liberaria o serviço para o público geral. Claro que o assunto rapidamente se tornou o mais comentado no microblog, mas, de acordo com a assessoria de imprensa do Google, os convites serão enviados aos poucos, pois a rede social ainda está em fase de testes.

Como acessar -
 Para entrar é só receber o convite e acessar a página do Plus.  Um aplicativo para Android já está disponível para download no Android Market, porém, mesmo assim é necessário que o usuário tenha um convite para acessar a rede.

O blog Google Discovery fez um vídeo mostrando como funciona a nova rede social da gigante de buscas.

Veja:

Funcionalidades - A principal novidade do Google+ (pronuncia-se plus) ante seu concorrente, o Facebook, é a função Círculos, que permite que o usuário crie grupos de amigos segmentados de forma intuitiva – recurso similar ao pouco eficiente Grupos do Facebook.

Além disso, há o recurso Sparks, que permite o compartilhamento de dentro dos círculos, a partir de assuntos pré-selecionados pelo usuário, como música, fotografia e outros. Você define temas de seu interesse e recebe notícias publicadas no Google News. Trata-se de uma espécie de feed, mas focado nas palavras e nos assuntos que você gosta. Outro  recurso que promete inovar é o Hangout, que permite que o internauta realizasse encontros online com seus círculos por meio de videoconferência. É possível conversar, em áudio, vídeo e texto, com até 10 amigos

Se você já recebeu seu convite mas ainda está perdido ou ainda não foi convidado mas quer entender um pouco mais sobre o Google Plus, clique nos links abaixo e entenda cada recurso da nova rede social que pretende desbancar o Facebook.

Como funciona o 'Hangout' do Google+

Como funciona o 'Sparks' do Google+

Adicione todos os seus amigos do Facebok a círculos do Google+, automaticamente

Como funciona o 'Stream' do Google+
 

—————

Voltar