
Entrevista - o que é ser um assessor?
09-05-2011 17:48Renata Fernandes – Assessora de Comunicação do Sisema
O que te direcionou para a assessoria? Sempre foi seu interesse ou a carreira te levou para isso?
Meu interesse inicial era trabalhar com telejornalismo. Fiz estágio desde o terceiro período da faculdade e a maioria deles na área de assessoria, dessa forma acabei me direcionando para esta área.
As disciplinas de assessoria que você teve na universidade foram condizentes com as demandas exigidas na profissão? Se não, o que você teve que aprender no ambiente de trabalho?
Tive bons professores nesta área, um deles assessor de uma grande empresa de logística, portanto, aprendíamos a teoria combinada com exemplos práticos. Porém o trabalho em assessoria é bem dinâmico, muita coisa aprende-se mesmo com a prática. Cada instituição tem uma forma de trabalho e de gestão, o que implica em diferentes formas de atuação do assessor de comunicação.
Há quem diga que o assessor não é jornalista porque ele tem o controle da informação. O que você pode dizer em defesa da classe? O que diferencia repórteres de assessores?
O trabalho de assessoria de comunicação é bem amplo e envolve atividades de atendimento à imprensa, organização de eventos, marketing institucional, comunicação interna e externa. Faz parte das nossas ações a produção de textos com informações da instituição e isso requer um trabalho de apuração, principalmente em grandes instituições com atividades diferenciadas. Talvez a diferença seja que nossos textos são institucional, portanto, trazem uma visão unilateral na maioria das vezes, o que não dispensa uma boa apuração.
Sobre novas mídias: quais redes e ferramentas digitais devem (ou não) ser aproveitadas nas assessorias?
Utilizamos na Assessoria do Sisema os sites, Twitter e Facebook. As redes sociais devem ser utilizadas com cautela, são ótimos meios de divulgação, contudo, deve-se filtrar as postagens e principalmente o que se compartilha para não comprometer a imagem da instituição. Os blogs também são ótimas ferramentas, além de fáceis de trabalhar. Evitamos o uso do Orkut que tem um caráter muito pessoal.
Tags:
—————