E quando o estagiário vira assessor?

06-05-2011 12:26

Aviso aos estagiários: você faz clippings, notinhas, atualiza sites e acha que trabalha demais? Saiba que sempre tem um assessor que serve de escudo e filtra 90% das demandas de uma organização.

Eu sei que quase todo estagiário é infeliz em uma comunicação. Confesso, também fui assim. Quantas vezes já fui demitido e saí ralhando com meu patrão.  É sempre desse jeito:, ou seu chefe é muito educado e se mata de trabalhar por você, ou você vai embora sem saber o por quê. E a culpa é de quem?

https://dialog.blog.br/wp-content/uploads/2010/08/estagiario_faz_tudo-293x300.jpgDe todos e de ninguém. As assessorias funcionam de maneira quase simbiótica com o seu responsável. O profissional deve integrar-se a essa dinâmica, o que é muito mais complicado para um estudante sem experiência e que está constantemente recebendo uma chuva de informações na vida acadêmica.

Não se trata de uma crítica à assessoria. Pelo contrário, é o aceite de que a comunicação organizacional é muito mais complexa que o trabalho de um repórter (não, não quero causar polêmica). O estágio “no outro lado da notícia” ensina o estudante a conhecer um pouco mais sobre a gestão da informação e aprender a lidar com os informativos oficiais de uma empresa.

A realidade aponta que muitos assessores de sucesso abominavam a comunicação organizacional. Quem quer abandonar o discurso para multidões e começar a produzir jornais murais? Essa visão distorcida é um prato cheio de boas vagas para quem vê a comunicação como um todo.

Na assessoria, o profissional é multifacetado, lida com o atendimento à imprensa, visitas orientadas, gestão, organização empresarial, publicidade, relações públicas e produção multimídia. Ótimo para quem gosta de aprender a fazer um pouco de tudo, não é?

E o que fazer para chegar a ser um assessor? Bom, honestamente, na maioria das vezes o estágio não passa de um período de muita aprendizagem. Contudo, quando o relacionamento entre profissional e instituição se estreita, há boas possibilidades de crescimento até mesmo para os estudantes.

É preciso coragem para assumir responsabilidades, respeitar a hierarquia, mantendo a consciência de que, por menor que seja o cargo, o estagiário não é contratado apenas para ocupar espaço. Ele tem uma posição de atendimento às necessidades e, como estudante, deve colaborar no desenvolvimento e na apresentação de inovações na empresa para a qual trabalha. Porém, todo o seu sucesso obviamente depende da liberdade que a organização te dá.

Por Caio Araujo

Estudante e assessor de comunicação.

Criticas e sugestões: caioaraujo@ymail.com

—————

Voltar