Escolhendo o melhor celular

27-06-2011 17:40

Por Letícia Silva 

Com o avanço tecnológico e a popularização das ferramentas de comunicação, atualmente é difícil conhecer uma pessoa que não tenha pelo menos um aparelho celular. De acordo com relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgado em 20 de setembro de 2010,  97,96% da população  brasileira possui aparelho celular. 

O celular já deixou a muito tempo de ser usado apenas para fazer e receber ligações.  A cada lançamento no ramo da telefonia há inovações seja em qualidade de imagem, áudio, vídeo, acesso a internet e muitas outras.

Mas o que é realmente importante se considerar ao comprar um aparelho?

Vamos às (minhas humildes) dicas:

Câmera: Acho que 2.0 megapixels é uma resolução suficiente para quem não use a câmera do celular de maneira profissional.

Vídeo: A presença de uma filmadora no celular, para mim, é essencial. Lembre-se de verificar se ela filma com áudio ;)

Teclado: Entre o Qwerty e o teclado comum, eu prefiro a primeira opção. Uma tecla para cada letra é muito mais prático.

Resolução da tela: Telas de 2,8 polegadas são muito boas, mas quanto maior a resolução, melhor.

Design: Apesar de toda mulher ter uma tendência ao Flip (que abre e fecha), o modelo de barra é mais durável.  Foi-se o tempo que barra era sinônimo de aparelhos antigos, a maior prova disso é o iPhone.

Conectividade: Quanto mais tipos diferentes, melhor. Bluetooth, infravermelho (existe ainda?) e todas as possíveis e imagináveis.

Hoje em dia, celular que não acessa a internet, não tem muito atrativo. Mas é preciso ficar atento, há uma longa diferença entre ter apenas internet ou ter Wi-fi. Entre pagar para conectar ou poder acessar meus emails do shopping, de casa, da faculdade e qualquer outro lugar sem doer no bolso, eu fico, claro, com a segunda opção.

O 3G é a sigla para Third Generation (3ª geração), ela prevê o acesso à internet móbile de banda larga, aumentando a gama de serviços possíveis.

Memória: Chega daquela memória de 5 mb do tempo do V3, né? Os celulares mais novos vem com, no mínimo, um cartão de 2gb. Mais importante do que a memória interna do aparelho, é importante atentar para até quanto ela pode se expandir.

Sistema operacional:  Eu gosto muito do Android, que é do Google. Mas é importante saber um pouco de cada um para saber qual se adequa melhor ao seu perfil e atende suas necessidades:

Windows Mobile: é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket PCs, Smartphones e Aparelhos de multimídia em geral. Projetado para ser capaz de realizar boa parte do que é possível em uma versão PC do Windows, o sistema vem com um conjunto de aplicações básicas bem conhecidas no mundo dos PCs, tais como o Word, Excel, PowerPoint,Windows Media Player Pocket.

Android: é um sistema operacional de código aberto para dispositivos portáteis. O código aberto faz com que muito mais aplicativos sejam oferecidos para o sistema, aumentando a competitividade e a qualidade dos produtos oferecidos, proporcionando mais liberdade de criação para as empresas e desenvolvedores autônomos interessados em criar para esta plataforma e, por fim, dando ao usuário uma gama de escolha muito maior. 

BlackBerry OS: você fica conectado a tudo o que é importante mesmo em trânsito. Emails, telefone, mapas, organizador, aplicativos, jogos, internet e muito mais. Oferece ferramentas que você precisa para manter seu dia sob controle, como: calendário, catálogo de endereços, lista de tarefas, bloco de notas e calculadora. Com transmissão móvel, você acessa vídeos, músicas e notícias de sites. (Fonte: Magazine Luiza)

Aplicativos: Para personalizar seu celular e fazer com o que ele atenda ainda mais às suas necessidades, baixe aplicativos que tenham a ver com o seu perfil. Veja várias opções para Android aqui https://market.android.com/ 

—————

Voltar