Começam os preparativos para o Oasis BH 2011/2º

11-05-2011 08:31

 

Letícia Bessa
 



O UniBH já iniciou os preparativos para mais uma edição do projeto Oasis. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Anima e envolve alunos calouros e veteranos, colaboradores, professores e membros da sociedade para atender os sonhos de uma determinada comunidade. A última edição beneficiou o Hospital da Baleia e, neste 1º semestre de 2011, contempla a Escola Estadual Engenheiro Prado Lopes, localizada no Alto Vera Cruz – região Leste de BH. 

“Queremos transformar a realidade daquela escola seguindo os princípios do Oasis, que é impactar a comunidade escolhida de forma divertida, rápida e sem colocar a mão no bolso”, adianta o coordenador do projeto, Leonardo Duarte.

O Oasis é realizado duas vezes por ano e conta com três grandes momentos: (1) a identificação dos sonhos da comunidade, por meio de encontros e visitas ao local; (2) o encontro geral dos envolvidos para discutir e analisar as possibilidades de atuação, conhecido como Café Comunitário; (3) e o mão na massa, que é quando os participantes vão para o campo e iniciam o processo de realização dos sonhos em apenas um fim de semana. “A metodologia tem como base o processo de construção coletiva, não como um processo monótono, mas sim de uma forma alegre, como um jogo. É necessário que todos se comprometam com seu papel nesse jogo e lembrem-se que nosso sonho é um só: transformar positivamente a vida dessa comunidade”, sintetiza Leonardo.

O projeto ainda está na primeira fase e abre inscrições para todos os interessados a partir do dia 16/05. A previsão é que sejam envolvidas pelo menos 300 pessoas.

O Café Comunitário está previsto para do dia 04 de junho (sábado) e, o mão na massa, para os dias 11 e 12/06 (sábado e domingo).

—————

Voltar