Além dos buscadores tradicionais: conheça sites de busca específicos que podem otimizar sua pesquisa

16-05-2011 17:36

Que o Google é o buscador mais acessado ninguém tem dúvida. Mas e quando a busca precisa ser, digamos, mais específica? Se o que você busca são conteúdos diferentes o ideal é conhecer alguns buscadores que podem inovar  e otimizar sua pesquisa. 

Veja três exemplos:

Qwiki: Além de trazer tudo sobre um determinado assunto, esse mecanismo ainda monta automaticamente um pequeno vídeo sobre o tema, cheio de imagens e informações legais. Ao digitar Brasil, por exemplo, o buscador prepara um filme que mostra a localização do país no mapa, dados sobre a economia, história, geografia e cultura do país. Tudo com fotos incríveis.  Ele ainda traz uma legenda da narração do vídeo, caso você não possa escutar o áudio da apresentação. Assim que o vídeo é finalizado, é possível clicar em assuntos relativos, sugeridos pelo próprio buscador, e compartilhar as informações em alguma rede social. O buscador é ideal para ajudar a organizar uma viagem ou descobrir mais sobre fatos históricos.

- Wolfram Alpha: dá acesso a todos os conteúdos científicos, como fórmulas de matemática e física, além de fazer contas de matemática. Ele calcula a quantidade de calorias ou faz conversões rapidinho, basta digitar as palavras-chave e os números. A cada busca, ele fornece o máximo de informações sobre o cálculo, o número e os valores, mostrando gráficos ou equações. O interessante é que aqui, até mesmo uma simples palavra como "casa", pode gerar muito conteúdo de conhecimento, como sinônimos, origem e pronúncia da palavra. O único problema é que o site ainda não está disponível para outros idiomas e a busca, normalmente, só acha palavras em inglês. De qualquer forma, é uma boa opção até para aprender a pronúncia correta, ou até descobrir o significado de alguma coisa. O site ainda dá boas sugestões de buscas e permite compartilhar os conteúdos nas redes sociais.

- Search4RSS: um verdadeiro buscador de buscadores. Nele é possível selecionar em qual buscador você quer encontrar seu conteúdo e, ainda, achar Feeds de sites de todo o mundo. Ele trabalha com o Google, Technorati, Wikipedia, YouTube, Twitter, Flickr, Imdb, TheFind e ILike. Basta escrever a palavra chave nesta caixinha e ir clicando na setinha para escolher em qual site você quer procurar. Em cada uma das opções, é possível selecionar também que tipo de conteúdo você quer: sejam imagens, posts ou vídeos. A dica é não se esquecer de apertar o "Enter" depois de escrever a palavra, pois só assim os resultados vão aparecer na sua tela.

- Pipl: Buscador de pessoas. Sabe quando você precisa encontrar alguém em alguma rede social, mas não tem muitas informações sobre a pessoa? O Pipl pode ser uma solução. Ele busca os perfis no Twitter, Facebook, Linkedin e outros sites, além de publicações diversas disponíveis na internet.

 

Com informações do Olhar Digital.
 
 

—————

Voltar