Webradio e os desafios das mudanças

09-11-2011 21:54

Foto e texto por Leilane Stauffer, do curso de Jornalismo

A convergência de plataformas na internet está cada vez mais evidente e mostra como o Jornalismo tem se reinventado. A jornalista e pesquisadora de radiojornalismo e mídias digitais, professora Nair Prata, esteve no Uni + Comunicação, nesta noite, 9, e falou sobre a webradio, uma das ferramentas mais marcantes de integração de dispositivos e alcance.

O assunto foi conteúdo da tese de doutorado da professora e gerou o livro “Webradio: novos gêneros, novas formas de interação”. A ideia do estudo veio com a observação de Nair sobre o número de emissoras com existência apenas em ambiente virtual. “A vontade de pesquisar o assunto surgiu da observação de que o rádio estava migrando para a internet”, conta.

No olho da mudança

Com o crescimento e a disseminação das webradios, a nova necessidade do mercado configura-se em adequar e transferir os processos analógicos para os digitais. Junto a essa necessidade, está a transformação de dinâmica dos profissionais. Nair Prata chama a atenção para o atual desafio enfrentada pelas instituições de ensino superior: transmitir novos conteúdos ao perfil digital dos acadêmicos. “O desafio da universidade, hoje, é fazer cursos para esses jovens e prepará-los para o mercado de trabalho, que também vai lhes exigir isso”.

 

—————

Voltar