UNI + possibilita aperfeiçoar técnicas de desenho

09-11-2011 22:15

Por Bárbara Braga e Jade Vieira, do curso de Jornalismo

Na segunda noite do UNI+ Comunicação, os alunos tiveram a oportunidade de participar da oficina de Desenho de Observação e Perspectiva, com o professor de Design Gráfico, Alexandre Furst. Ele abordou os elementos básicos de um desenho de perspectiva utilizando o próprio local da oficina como o objeto de observação.

Lápis, borracha, régua e papel foram as ferramentas para que os alunos pudessem elaborar e aperfeiçoar os desenhos, a partir das técnicas adequadas. O aluno Danilo Jacques, do 2º período de Design Gráfico, aproveitou a oficina como base para buscar novos conhecimentos. “Como pretendo trabalhar na área, o próximo passo é um curso de aperfeiçoamento”, afirmou.

O professor explicou que essas técnicas não são recentes, pois surgiram na Grécia Antiga. “Antes, o desenho era feito por instinto; depois, a partir de estudos, veio o aprimoramento”, detalhou Alexandre Furst. Essa evolução surgiu no século XIV, durante o Renascimento, por meio de artistas como Leonardo da Vinci.

O mecanismo de passar imagens tridimensionais para bidimensionais é utilizado em cursos de Arquitetura, Design de Interiores e Gráfico, por exemplo. Esse último é dado pelo professor Furst, na disciplina de Ilustração, que ensina técnicas de observação e “distorções” de formas.

 

—————

Voltar