Uni + aborda a evolução e o processo criativo da moda

09-11-2011 22:04

Por Érika Pereira e Gislainy Borges, do curso de Jornalismo

O bate-papo “Processo Criativo da Moda”, parte da programação do Circuito Uni + Comunicação, trouxe aos participantes a contextualização e a visão do cenário da moda e o papel de Minas no desenvolvimento do segmento no país. O bate-papo foi conduzido por Ana Paula Sudano, estilista da GO, marca jovem de Graça Ottoni.

Para Ana Paula, a contextualização da moda é importante para a compreensão do que ocorreu antes da moda chegar aqui em Minas. Segundo ela, antes da década de 1980, a moda concentrava-se na cidade do Rio de Janeiro. A partir de 1983, as pequenas confecções de marcas conceituadas do Estado se reuniram e criaram o Grupo Mineiro de Moda (GMM). O objetivo era trazer os “olhos da moda” para a capital Mineira.

O grupo fez o primeiro desfile em Belo Horizonte durante a construção do shopping 5ª avenida, ainda em 1983. A partir daí, vários eventos foram produzidos na capital, com desfiles de modelos conceituadas, tirando assim, o foco das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O diferencial da moda mineira naquela época, de acordo com Ana Paula, foi fixar um calendário de lançamento. Com isso, a moda de Minas se expandiu, abrindo as portas para os demais Estados.

A estilista lembrou a importância da comunicação no processo de criação. Para Ana Paula, atualmente, a roupa não vem sozinha; daí a relevância da comunicação no processo. “Atualmente a compra vai além do produto”, enfatizou.

De acordo com a estudante do 2º período do curso do Design de Moda do UniBH, Gabriela Nina Prado, o debate de hoje contribuirá para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Já para a estudante do 7º período de Jornalismo, Ana Beatriz Von Sucro, o bate-papo enriquece o tema de sua monografia, cujo tema é a moda e a comunicação.

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