UFMG Educativa e UNIBH fazem cobertura especial da SBPC
11-07-2011 14:27A Rádio UFMG Educativa marca presença na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Cerrado: Água, Alimento e Energia. Até a próxima sexta-feira, o ouvinte pode conferir uma cobertura diferenciada sobre este evento científico no UFMG Notícias (7h45), Jornal UFMG (12h30), além de inserções às 15h, 16h e 17h, durante o Expresso 104.5. A cobertura está a cargo do Núcleo de Jornalismo, coordenado pela professora do curso de Jornalismo do UNIBH Tacyana Arce.
O desafio será dar a dimensão do que é Reunião da SBPC, considerada um dos maiores eventos científicos da América Latina, e que deve reunir cerca de 10 mil pesquisadores de todo o Brasil. São mais de 200 conferências e mais de 5 mil trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres. Para tanto, a rádio enviou ao campus da Universidade Federal de Goiás a editora de Educação, Ciência e Tecnologia, Paula Alkmim, e a repórter Gabriela Rosa, acadêmica do 8º período do curso de Jornalismo do UNIBH.
De acordo com a coordenadora de Jornalismo da UFMG Educativa, Tacyana Arce, a cobertura foi planejada de forma a buscar refletir a diversidade do evento. “O UFMG Notícias, que é o nosso jornal de Ciência e Tecnologia, será completamente dedicado ao evento. Nele vamos destacar as novidades apresentadas em Goiânia, principalmente nas pesquisas acerca do Cerrado, que é tema desta edição. No Jornal UFMG vamos concentrar os debates acerca de políticas de ciência e tecnologia e suas implicações. Já ao longo do Expresso 104.5, vamos aproximar ciência e juventude, abordando os temas em discussão na SBPC que envolvem esse público”, explica.
Essa cobertura é uma parceria entre a Diretoria de Divulgação e Comunicação (Cedecom/UFMG) e o projeto de extensão Pelas Ondas, a Ciência do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). A bolsista do projeto, Gabriela Rosa, destaca a importância de participar de uma cobertura desse porte às vésperas da sua formatura. “É uma oportunidade única, principalmente porque vamos trabalhar de maneira convergente e multimidiática, que dá o tom da produção contemporânea em jornalismo. Além de produzir para a Rádio UFMG Educativa, vamos produzir para outros veículos da Diretoria de Comunicação da UFMG, como Agência de Notícias, e para o Portal da Convergência do UNIBH”, destaca.
—————
