Professora do UniBH dá palestra sobre direitos humanos e cidadania

09-11-2011 11:20

Leilane Stauffer, do curso de Jornalismo
Foto: Bruna Cris

 

A professora do curso de jornalismo e doutora em linguística Adélia Fernandes expôs, nesta manhã, em um bate-papo no Uni +, ideias e aplicações de direitos humanos e cidadania. Ela explicou a trajetória desses conceitos, enfatizando a importância da participação da população na construção de uma sociedade que reivindica direitos de maneira correta. “As pessoas não estão preparadas para viver no mundo comum”, afirma Adélia.

O preparo para viver em sociedade vem com a arte de treinar e argumentar bem, os grandes responsáveis pela construção da cidadania. Adélia destacou  o conceito da filósofa política Hannah Arendt, que fala sobre a cidadania como "a entrada no espaço público para ter direito a ter direitos", e chamou a atenção para o fato de que  o espaço público precisa ser movido pelo discurso. “O mundo comum é o mundo do discurso, da palavra e não da violência [...] Precisamos de um espaço para construir algo mais comum a todos”, reflete.

 

Os alunos aprovaram a iniciativa de entender melhor sobre a  formação de verdadeiros cidadãos e sua participação na vida social. A aluna do 4º período Lorena Cruz acredita que o tema ainda é muito desconhecido. “É um tema que eu acho importante entender melhor. Ainda existe muito preconceito e desconhecimento por parte dos brasileiros sobre o que é ser cidadão”.

 

Confira a fala da professora sobre a importância do tema para a formação dos futuros comunicadores:

—————

Voltar