Lançamento da Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro no UniBH

17-10-2012 00:46

 

O livro Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro será lançada no próximo dia 24 de outubro, a partir das 20h, no UniBH, campus Antônio Carlos. O livro, organizado pelas jornalistas e professoras mineiras Nair Prata e Maria Cláudia Santos, tem prefácio do presidente da Intercom, Antonio Hohlfeldt. O trabalho é mais uma investigação coletiva do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e conta com a colaboração de 121 autores, dentre eles, duas professoras do UniBH,  Waldiane Fialho e Wanir Campelo.

Publicada pela Editora Insular, com o apoio da Intercom, a Enciclopédia apresenta as biografias – com fotos – dos 231 mais importantes radialistas esportivos de todos os Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Segundo a professora Nair, “o livro nasceu da necessidade de se contar a história de uma das facetas mais ricas e mais populares da radiofonia, a programação esportiva, mas não de uma forma linear. Buscamos contar essa história por meio da recuperação da trajetória dos personagens que a construíram”.

A primeira etapa da pesquisa consistiu na formação do grupo de investigadores, com pelo menos um representante de cada Estado e também do Distrito Federal. Ao final, participaram da Enciclopédia 84 pesquisadores, que contaram com a colaboração de 37 estudantes de graduação – ao todo, 121 pessoas envolvidas.

Depois de montado o grupo de pesquisadores, cada Estado fez um levantamento dos nomes mais importantes do rádio esportivo da sua região. A orientação era que cada grupo biografasse as principais pessoas – vivas ou falecidas – que, de forma decisiva, contribuíram para a construção e consolidação da programação esportiva radiofônica do seu Estado.

Reunida a grande lista dos nomes a serem biografados, os pesquisadores saíram a campo e realizaram entrevistas, buscaram livros, procuraram sites, vasculharam arquivos de fotos. O resultado, apresentado na Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, é a trajetória de 231 profissionais que, de Norte a Sul, marcaram – ou ainda marcam – o cenário esportivo radiofônico do país.

Em Minas Gerais, foram biografados 19 radialistas esportivos: Adelchi Ziller, Alberto Rodrigues, Aldair Pinto, Carlyle Guimarães, Chico Maia, Dirceu Pereira, Emanuel Carneiro, Gil Costa, Jairo Anatólio Lima, Januário Carneiro, João Bosco Torres, Luiz Carlos Alves, Mário Henrique, Milton Naves, Osvaldo Faria, Roberto Abras, Waldir de Castro, Waldir Rodrigues e Willy Gonser.

O grupo de pesquisadores de Minas Gerais é formado por 13 profissionais: Andreza Gischewsky (TV Bandeirantes), Ângela de Moura (PBH), Bruno Torres (Rádio Líder e Univiçosa), Carolina Fernandes (TV Betim), Daniel Seabra (Jornal Aqui Betim), Jacqueline Moura (Rádio Itatiaia), Jaqueline Morelo (UniBH), Leopoldo Siqueira (TV Alterosa), Marcos Guiotti (Rádio CBN), Maria Cláudia Santos (Rádio Itatiaia), Nair Prata (UFOP), Waldiane Fialho (UniBH) e Wanir Campelo (UniBH) e ainda a aluna do curso de Administração da PUC Minas Yasmim Martins

—————

Voltar