Fotografar é preciso?

09-05-2011 19:57

Quando o profissional entra em conflito com o pessoal.

Em tempos que basta termos uma câmera na mão que já somos fotógrafos, a ética e preceitos práticos e básicos da fotografia estão sendo deixados de lado.

Pensando no papel do fotografo amador cada vez mais presente e nas discussões que abarcavam os profissionais dessa área, especulações que diziam sobre imagens desnecessárias/fortes. Depois de tantas discussões sobre os dilemas do fotografo Guillermo Planel e Renato de Paula fizeram o documentário “Abaixando a máquina”.

Um longa metragem com depoimentos e cenas fotografadas incríveis e acompanhadas de muitas histórias de bastidores que não são retratados quando se vê a imagem impressa ou nas mídias jornalísticas.

Além de estabelecer espaço para reflexão do público sobre o que o fotografo deve sobrepor diante de uma cena impactante.

O filme traz a realidade de quem está fotografando e tenta não invadir o momento frágil do fotografado, como conta Marcelo Carnaval sobre uma foto que fez do momento em que a mãe amparava com o próprio filho morto. “Dentro do carro eu já falei com o motorista para parar de forma que o farol iluminasse a cena, eu não iria jogar um flash na cara dela, naquele momento” relata Marcelo.

Esse é apenas um dos fatos relatados. O Documentário está dividido em cinco partes ( Parte1 , Parte2 , Parte3 , Parte4 , Parte5 )

—————

Voltar