Fortes nomes da literatura marcam os 25 anos do Sempre um Papo
09-09-2011 11:17Por Leilane Tolentino
O projeto Sempre um Papo comemorou, nessa segunda-feira, 6, as bodas de prata do evento em grande estilo. Com o Grande Teatro do Palácio das Artes lotado, o idealizador do projeto que incentiva o hábito da leitura, Afonso Borges, levou ao público referências da literatura brasileira.
Com mediação do jornalista Zeca Camargo, os escritores Fernando Morais, Frei Betto, Heloisa Seixas, Leonardo Boff, Luis Fernando Veríssimo, Ruy Castro e Zuenir Ventura refletiram sobre o peso da leitura e do debate através dos seus trabalhos e do Sempre um Papo. Somados à bagagem cultural, quatro lançamentos de livros foram trazidos por eles.
Além de compartilhar as histórias e experiências no processo de produção dos livros, cada um deles ressaltou a importância de conversar sobre ideias e sobre gente. "Existe força nas palavras e nas pessoas", declarou o escritor e jornalista Ruy Castro. O autor do livro "Cuidar da Terra, Proteger a Vida", Leonardo Boff, acrescentou que, entre a força das palavras e das pessoas, está o objetivo dele, como escritor: gerar angústia. "Ela que faz com que as pessoas se movimentem", justifica.
Com as palavras de José Saramago, Zuenir Ventura encerrou o papo, caracterizando a relação dos convidados com o público do evento que já passou por 30 cidades brasileiras e que, desde 1986, realizou 4500 encontros. Ele afirma: "A interatividade do Sempre um Papo é como dizia José Saramago: 'sentir o vento das palmas'".
—————
