Cultura, consumo, educação e informação fecharam o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

28-05-2011 09:20

Por Christianne Lasmar

Marisa Orth foi a apresentadora do 2° dia do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. O tema da mesa 4, Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida, abordou o papel da literatura como instrumento de estímulo e capacitação  do ser humano para o pensamento lógico e critico. Foi explorada a importância do conhecimento para a construção de sociedades independentes, coerentes e prósperas.

Compuseram a mesa, Mano Brown (compositor e vocalista), Leonardo Brant (pesquisador de políticas culturais e escritor), Ferréz (escritor), Guilherme Messas (Mestre e Doutor em Psiquiatria),Cesária Macedo (representante da Secretaria do Estado de Minas Gerais) e o tão aguardado, Wole Soyinka, escritor e ativista político nigeriano, primeiro negro a receber o Prêmio Nobel da Literatura, em 1986.

Alguns pensamentos sobre cultura, consumo, informações de rede e educação, abordados pelos convidados:

Leonardo: “A cultura vem se tornando homogênea a partir do contato com as informações da rede. As relações com família colegas e comunidade vêm se homogeneizando... O que deve acontecer é a internet deixar de ser uma ameaça para ser educativa.”

Mano Brown: “O Brasil era em formato de pirâmide, agora é em formato de balão. A classe média está dominando e vai começar a ditar as regras, ela é a sociedade de massa.”

Ferréz: “A periferia tem dinheiro, mas não tem como gastar, tem que ir para a elite, mas lá não é bem recebida.

 “Um povo que não enxerga as raízes não consegue ver o futuro.”

O IV Fórum foi encerrado com show de Milton Nascimento, Elza Soares, Mano Brown, Beto Guedes, Wagner Tiso, Céu e Filipe Catto. 

—————

Voltar