Comunicar é compartilhar

11-08-2011 16:55

 

 

Na comunicação compartilho, troco, interajo - ajo em conjunto com - por meio das palavras, do olhar, dos gestos, explícitos e implícitos.

Essa ação minha provoca uma ação no outro, que se torna re-ação, ação de volta, que confirma ou neutraliza a minha ação anterior.

Se eu me sinto confirmado tenderei a ampliar a interação, a querer trocar níveis mais complexos de informação, de sentimento.

Se o interlocutor me confirma essa nova etapa, ampliando o seu campo de interação comigo, aumentarão progressivamente os níveis, a abrangência e a freqüência da comunicação.

Se, pelo contrário, a cada proposta minha de interação, recebo uma resposta crítica, negativa, desqualificadora, procurarei diminuir a aproximação com ele, adotando uma atitude de defesa ou de fuga.

Muitas formas de comunicação se baseiam em trocas "comerciais", de intercâmbio de bens: eu ofereço algo a alguém em troca de algo que ele me dá (um serviço, por dinheiro). Há outras formas de comunicação em que a troca está mais ligada ao afeto, ao vínculo que se estabelece, ao prazer de estarmos juntos, à intimidade que se cria entre duas ou mais pessoas (relações de amizade).

 

 

Fonte:https://www.eca.usp.br/prof/moran/compart.htm

—————

Voltar