Como lidar com a comunicação interna de uma empresa?
31-05-2011 11:24

Desfaço-me de todo meu orgulho ao escrever esse texto e afirmo: comunicação interna sempre foi, e ainda é, a minha maior dificuldade quando o assunto é comunicação.
Esse post não tem embasamento empírico, muito menos qualquer sustentação científica ou filosófica. É apenas um brainstorm de sugestões que podem (ou não) dar certo em uma assessoria.
Parece tudo muito bonito e fácil quando vislumbramos o cenário, mas os funcionários de qualquer organização representam a diversidade sociocultural do Brasil. Ricos, pobres, católicos, protestantes, acadêmicos e servidores que sequer completaram o primeiro grau.
Antes que a imprensa venha com incontáveis comentários afirmando que jornais e TVs são muito mais abrangentes, eu digo que o processo é muito mais complicado.
As pessoas buscam informação de acordo com seu interesse e suas individualidades, independentemente do canal de transmissão. Em uma assessoria, as informações devem ser transmitidas e assimiladas. Como, no caso, o jornalista trabalha no mesmo ambiente que seu público alvo.
Ao mesmo tempo em que tem a chance de captar as necessidades de informação dos funcionários, qualquer termo ou pauta mal explicada afetará diretamente no trabalho de cada um.
Uma dica: exija estrutura. Nunca deixe que vejam a comunicação interna como algo supérfluo. Caso contrário, você também acabará por ver aquilo como uma trivialidade.
Dedique tempo a isso e entenda que esse esforço não será notado, exceto quando for transferido para outras ações “mais importantes”.
Perceba qual tipo de mídia atende mais efetivamente o seu público e faça bom uso dela. Brigue pela comunicação interna, pois é ela quem dará suporte a todo o seu trabalho.
Por Caio Araujo
Estudante e assessor de comunicação.
Criticas e sugestões: caioaraujo@ymail.com
Tags:
—————
