Alunos do Jornalismo conquistam Prêmio José Hamilton Ribeiro
25-09-2011 23:45

Eis que às 22h34 desta sexta-feira (dia 23) veio a confirmação. “Ganhamos!!”, relatou André Martins com [duas exclamações para reforçar] a mensagem enviada pelo celular após o fim da cerimônia do Prêmio José Hamilton Ribeiro. O bastante para que em minutos a notícia se espalhasse entre amigos. Finalistas da premiação, o estudante e seu colega Lucas Alvarenga, ambos do oitavo período de Jornalismo do UniBH, conquistaram o primeiro lugar da categoria universitária do concurso internacional, com o especial Justiça, publicado na revista Vox Objetiva.
O desenrolar da cena aconteceu no palco do auditório do Sesc em São José do Rio Preto. “O apresentador chamou todos os finalistas no palco e ficamos um ao lado do outro. A primeira categoria anunciada foi a universitária. Quando pronunciaram o meu nome e o do Lucas o coração disparou e foi 'para a boca'. Pediram que me posicionasse no centro do palco. Das mãos do príncipe do jornalismo brasileiro, o José Hamilton Ribeiro, recebi o troféu”, recorda André, que reforça. “Eu me sinto lisonjeado em fazer parte da história do prêmio. Vencemos a primeira edição. Isso é incrível.”
Se no anfiteatro em São José do Rio Preto, “Zé Hamilton” presenciava um vencedor todo “faceiro” pela conquista, em Belo Horizonte, o outro ganhador também não se continha de alegria. “Minha reação foi espalhar a notícia, compartilhando as boas novas com amigos e colegas. Afinal, o prêmio veio coroar uma parceria que nasceu no primeiro período de Jornalismo e que saiu do ambiente acadêmico para o profissional este ano na Vox Objetiva”, expressa Lucas Alvarenga, ao lembrar que a “dobradinha” campeã deu seus primeiros passos em 2008, no UniBH.
O auditório do Sesc também foi palco de um debate especial. Na pauta, a cobertura jornalística internacional e a regulação da profissão de jornalista no Brasil. Participaram da conversa o ex-correspondente da Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), Carlos Fino, e o jornalista José Carlos Torves. O bate-papo entre o lusitano e o brasileiro antecedeu a entrega das honrarias.
Aliás, entre os agraciados estão repórteres de veículos como O Estado de S. Paulo, com o prêmio de melhor matéria impressa; o Zero Hora, na categoria reportagem fotográfica e a Rádio Gaúcha, com a melhor matéria radiofônica.
Especial Justiça
Entre muitos trabalhos de fôlego está o primeiro lugar na categoria universitária, o especial Justiça, publicado na edição 26 da revista Vox Objetiva. Duas reportagens que apresentam um panorama sobre a falta de condições de trabalho do Judiciário e da Polícia Civil (Judiciária) em Minas Gerais. Ao todo são oito páginas assinadas por André Martins e Lucas Alvarenga.
Os vencedores são repórteres da Vox Objetiva desde o primeiro semestre de 2011. No especial, destaque também para as fotos de Luiza Villarroel, egressa do Jornalismo do UNI e fotógrafa da Vox. Este é o primeiro prêmio internacional da revista, editada pelo jornalista Carlos Viana, da Rádio Itatiaia e Record Minas. Entre os concorrentes do especial estavam dois trabalhos da PUC Minas.
Sobre o PJHR
Em sua primeira versão, o Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo recebeu 267 trabalhos, divididos em oito categorias. Ao todo, 15 estados brasileiros participaram do concurso, que ainda abriu portas para a lusofonia por meio de matérias de Portugal, Moçambique, Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde.
Dentre os organizadores do PJHR estiveram o Sindicato dos Jornalistas rio-pretense, a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto. O Sesc, a Fenaj e a Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (Fjlp) também apoiaram o concurso. Uma iniciativa que carrega o nome daquele senhor de texto elegante, que cobriu desde a guerra de Vietnã pela extinta Realidade ao cotidiano dos sertanejos Brasil afora pelo Globo Rural, onde está até hoje.
Confira mais
- Veja o ensaio fotográfico vencedor do PJHR
- Leia o Especial da Vox Objetiva - p. 21 a 28
—————
